quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Baby Kimono Wrap - Instruções Passo a Passo em Português



alt="Baby Kimono Wrap, free crochet pattern, instruções passo a passo, baby sweater, casaquinho de bebé"

alt="Baby Kimono Wrap, free crochet pattern, instruções passo a passo, baby sweater, casaquinho de bebé"


                                          Fotografia/Photos Nuno Neto Miranda

Já falei sobre este adorável casaquinho traçado em crochet aqui no blog. Gosto tanto deste modelo que pedi à Susanne Visch, a sua autora, que me deixasse traduzir as instruções para português e colocá-las aqui, a pensar em todas(os) aquelas(es) que possam não conseguir segui-las em inglês. O ficheiro PDF pode ser descarregado através deste link para a respetiva página no Ravelry.
Para o azul usei lã para tricotar meias Admiral R Druck. O colete foi feito com restos de lã que sobraram de outros projetos e que estavam guardadas/perdidas há já vários anos no cesto das lãs. Nas minhas versões coloquei apenas dois cordões para atar atrás com um laço.

alt="Baby Kimono Wrap, free crochet pattern, instruções passo a passo, baby sweater, casaquinho de bebé"
alt="Baby Kimono Wrap, free crochet pattern, instruções passo a passo, baby sweater, casaquinho de bebé"


I really love this pattern, so I've asked the designer Susanne Visch to let me translate it to Portuguese, for all those native Portuguese speakers who  are not able to understand it in English. 
To crochet the blue kimono wrap I used Admiral R Druck sock yarn. The one without sleeves was crocheted with some left over yarn that was lingering in my stash for ages. In my versions it ties up with a bow in the back.

INSTRUÇÕES PASSO A PASSO

Todos os bebés deviam ter uma versão deste casaquinho muito versátil no seu guarda-roupa. Tanto pode ser feito com um fio matizado, ou numa versão muito feminina em rosa, com um contorno em picot ou ponto concha e uma flor aplicada. Qualquer combinação é possível.
Este casaquinho traçado é trabalhado numa só peça, de cima para baixo, em meio ponto alto. A amostra (tamanho de 12 meses) tem uma escala de 14 mpa/10cm. No entanto, qualquer escala pode ser utilizada desde que sejam respeitadas as medidas fornecidas nas instruções.


LISTA DE MATERIAIS:
O casaquinho mostrado no exemplo foi executado utilizando:
- uma agulha de crochet de 4,5mm (US7)
- uma agulha de crochet de 4mm (US6) para fazer os cordões
- 2,5 novelos de fio Wibra Iris (100% acrílico, 125m/50g)
- um pouco de fio cor de laranja para debruar com uma metragem e constituição semelhante ao do fio principal.

TAMANHO FINAL:
Tamanhos de Bebé: aprox. 6 meses (12 meses, 18 meses)
A minha filha Rosalinde (que na altura em que escrevi estas instruções tinha cerca de 8,5 meses) veste o tamanho para 12 meses na fotografia. Como podem constatar, ainda lhe fica bastante grande. Mas é melhor demasiado grande do que demasiado pequeno!

AMOSTRA:
A amostra considerada (tamanho para 12 meses) tem uma escala de 14 mpa/10cm (4’’). No entanto, qualquer escala pode ser utilizada desde que sejam respeitadas as medidas fornecidas nas instruções.

NOTAS:
·        Aumento em mpa = 3 mpa no mesmo ponto
·        Diminuição em mpa = diminuir 1 mpa nos dois pontos seguintes: [faça uma laçada, introduza a agulha no ponto seguinte, faça mais uma laçada e puxe] repita, faça uma laçada e puxe através das 5 laçadas que estão na agulha.

CORPO DO CASAQUINHO TRAÇADO
1.     Comece por fazer uma corrente dupla em mpa com 29 (33,37) mpa (20,7, 23,5, 26,4cm)
2.     Faça 1 corrente, volte o trabalho, 2 mpa no primeiro ponto, aumento em mpa no ponto seguinte,  1 mpa nos 7 (8, 9) pontos seguintes, aumento em mpa, 1 mpa nos 9 (11, 13) pontos seguintes, aumento em mpa, 1 mpa nos 7 (8,9) pontos seguintes, aumento em mpa, 2 mpa no último ponto.
3.     Faça 1 corrente, volte o trabalho, 2 mpa no primeiro ponto, mpa em todos os pontos, com aumentos em mpa no ponto do meio de cada aumento em mpa da volta anterior. Termine com 2 mpa no último ponto.
Repita o ponto 3 até a distância entre o segundo e o terceiro aumento em mpa (medida entre o mpa do meio do aumento em mpa e o outro mpa do meio do outro aumento em mpa) ser 23,5cm (27,5cm, 30cm).
4.     Nesta volta as cavas vão ser fechadas. Faça 1 corrente, volte o trabalho, 2 mpa no primeiro ponto, mpa em todos os pontos até ao próximo aumento em mpa, depois * mpa nos primeiros dois pontos do aumento em mpa da volta anterior. Salte os próximos mpa, faça 1 mpa no mpa do meio do aumento em mpa da volta anterior*. Mpa até ao próximo aumento em mpa e depois repita de * a *. Mpa até ao final da volta, terminando com 2 mpa no último ponto.
5.     Faça 1 corrente, 2 mpa no primeiro ponto, 1 mpa em todos os pontos terminando com 2 mpa no último ponto. Repetir o ponto 5 até as duas secções em diagonal da parte da frente, à esquerda e à direita, fiquem apenas a dois pontos de distância de terem a mesma medida da parte das costas do casaquinho. (Por secção esquerda entende-se a secção que fica do lado esquerdo na fotografia acima).
6.     Faça 1 corrente, volte o trabalho, 2 mpa no primeiro ponto, 1 mpa em todos os pontos até atingir a secção esquerda da parte da frente. Em seguida, 1 mpa no ponto seguinte, 1 corrente, salte um ponto e continue com 1 mpa, terminando com 2 mpa no último ponto.
7.     Faça 1 corrente, volte o trabalho, 1 mpa em todos os pontos.
Repetir o ponto 7 até o casaquinho medir aprox. 24cm (26,5cm, 29cm) do ombro até à parte de baixo.

CONTORNO
Do lado do direito do casaquinho, faça 1 corrente, faça um contorno em pb pela abertura da frente até chegar ao canto inferior da diagonal. Sem contornar, faça uma corrente com cerca de 25cm de comprimento (no meu caso 45 pontos). Mude para a agulha mais fina e faça um ponto baixíssimo em cada corrente. Ao atingir novamente o canto da diagonal, volte a mudar para a agulha mais grossa e fixe ao canto com um pb. (O cordão está feito).
Em seguida, continue contornando o decote e a outra abertura da frente com pb até atingir o canto da diagonal, faça um cordão com o mesmo número de correntes. Depois, continue o contorno com pb, fazendo 3 pb no ponto do canto, pb na parte de baixo do casaco, 3 pb no ponto do outro canto e juntar com um ponto baixíssimo. Rematar.
Faça também dois cordões separados e cosa-os firmemente nos lados (onde estaria a costura lateral se houvesse uma) à mesma altura dos outros dois cordões.
Pode também utilizar botões em vez de cordões, embora na minha opinião os cordões tenham a vantagem de poderem ser ajustados para que o casaquinho sirva durante mais tempo. Pode fazer as casas dos botões saltando o número adequado de correntes ao fazer o contorno. Para obter um acabamento mais resistente, faça outra volta de pb ao longo da parte de baixo e abertura. Faça a última volta do contorno do lado do direito.

MANGAS
1.     Do lado do direito, prenda o fio na parte de baixo da cava e faça 2 correntes. Faça 1 mpa em cada ponto a toda a volta, juntando com um ponto baixíssimo no segunto ponto da corrente.
2.     Faça 2 correntes, volte o trabalho, 1 mpa a toda a volta juntando com um ponto baixíssimo na segunda corrente.
3.     Faça 2 correntes, diminuição em mpa, mpa a toda a volta até chegar aos dois últimos pontos, diminuição em mpa, juntando com um ponto baixíssimo na segunda corrente.
Repetir o ponto 2 e 3 até a manga medir cerca de 8cm (9cm, 10cm) de largura. Em seguida, repita o ponto 2 até a manga medir 15cm (17cm, 19cm) de comprimento.
Ao fazer o contorno num fio de cor contrastante, remate juntando o fio de cor diferente do lado do direito. Faça 1 corrente e contorne a toda a volta com pb. Junte com um ponto baixíssimo na corrente. Remate as pontas.
Repita este procedimento para fazer a outra manga.
 

2 comentários:

  1. very cute sweater & that was nice of you to translate it!

    Visited you from Ravelry!
    http://anastaciaknits.net

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! I loved your patterns on Ravelry, especially your slip stitch crochet scarf! I'll crochet one for myself, that's for sure!

      Eliminar

Obrigada pelos vossos comentários, são sempre bem recebidos.
Your comments are most appreciated. Thanks!